terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que o machismo esta produzindo



Durante os últimos 5 mil anos temos visto o machismo imperar sobre quase todas as culturas, onde os escritos, as obras e os atos apenas de homens são documentados. Basta verificar a Bíblia Sagrada, que sem contestar suas palavras, é um livro extremamente machista.
Mas quem produz o “macho”? Por ironia do destino, quem produz o machismo é a mulher, pois ainda é ela a principal responsável pela educação dos filhos e ela só esta preparada para educar “machisticamente”.
No entanto, nos dias atuais isso não é de todo ruim para ela, pois o machismo tem produzido um fenômeno característico de inversão; explico: devido ao fato de ainda o homem ter que trabalhar mais para ser, em tese, o principal mantenedor do lar, ele se vê obrigado a fazer isso mais cedo na vida. Então um homem com 21 anos já deve ter seu trabalho, seu carro e uma fonte para tentar gerir uma família caso deseje; ao contrario, uma mulher de 21 anos que só estuda esta perfeitamente adequada as condições de “sexo frágil”, se preparando e se aperfeiçoando e, o homem tem que fazer tudo para ela, inclusive dar-lhe o sustento, neste caso o pai.
Eu tenho que louvar esse fato, visto que os bancos das universidades estão tomados de mulheres e elas estão se preparando melhor. Logo todos os principais cargos onde se exija conhecimento e preparo serão ocupados por mulheres, pois o machismo esta fazendo com que elas sejam melhores preparadas do que os homens que as apóiam e sustentam, mesmo sem saber. Se isso será melhor ou pior, só o tempo dirá. A única coisa que a mulher precisa se preparar melhor é para conviver e receber ordens de outras mulheres, mas isto discutiremos em outra oportunidade.
Portanto mulheres aproveitem as oportunidades que os homens estão lhes dando e vão à luta, preparem-se, invistam em vocês, não apenas na aparência, mas na intelectualidade e conhecimento, assim a liberdade para conseguir o que quiserem lhes será dada.

3 comentários:

  1. Seu blog tá muito bom. Parabéns!!!

    Que Deus te abençoe. Bjos

    ResponderExcluir
  2. "Portanto mulheres aproveitem as oportunidades que os homens estão lhes dando e vão à luta"

    Caro Nelson, esta oportunidade que os homens estão "nos dando" nos custou muito caro. Não veio assim de graça. Que o digam nossas avós... Na verdade, nós mulheres ainda lutamos muito para ter esta oportunidade.

    Quanto ao fato de os homens trabalharem para sustentar as mulheres, não se esqueça que para que eles trabalhem mulheres ficam em casa dando apoio (a mãe, a esposa). Ou seja, é uma engrenagem: um ajudando o outro.

    Outra coisa, não acredito que a mulher produz o machismo. Afinal o exemplo vale mais que as palavras. Mesmo que uma mãe ensine o filho a não ser machista, se o pai for machista, provavelmente ele copiará o exemplo do pai...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Liliane, e ainda afirmo que a sociedade hoje espera espera por um avanço no respeito para com os seus próprios participantes, independente de serem homens ou mulheres, o machismo é algo que nos tem tolhido de fazer grandes e ótimas mudanças em nosso dia-a-dia e também em nossos sistemas de desenvolvimento social.

    ResponderExcluir