terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que é amar?



Esses dias uma moça me falou que amava o namorado dela, então eu indaguei-a sobre o que significa amar alguém.
Então ela me devolveu a questão e perguntou: e para você o que é amar alguém? Pensei, e comecei a definir o amor.
Porém a questão era direta, não perguntou o que é amor, mas sim o que é amar. E embora, uma palavra seja derivada da outra, podem ser diferentes.
Eu as separei colocando amor como o sentimento e amar como o verbo, a ação.
Amar é entregar-se, dedicar-se, envolver-se, estar disposto a... Enfim, amar é atingir a plenitude da satisfação por fazer outra pessoa sentir-se amada.
Logo me perguntei: se amar é tudo isso, será que as pessoas amam mesmo?
O “eu te amo” é tão popular e talvez, tão falso ou cínico, quanto o “bom dia”. Pois as pessoas dizem “eu te amo”, mas não demonstram amar, considerando que não praticam os atos que revelariam o que seria este verbo. Falar é fácil, viver é difícil.
Então me perguntariam: as pessoas não amam mais? Respondo: amam sim e de maneira intensa, porém a insegurança e o medo de sofrer fazem com que elas sufoquem os atos que evidenciariam este “amar” e com isso, não vivem a plenitude deste nobre sentimento, que infelizmente não é para todos.
Por isso, se você diz “amar”, mostre. Assim, verá que mesmo nem todos reconhecendo, você, sentir-se-á regozijado com a beleza dos atos de amor, e com o tempo poderá se acostumar com estes atos, e eles farão de você uma pessoa cheia de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário