domingo, 4 de outubro de 2009

...Pátria amada Brasil!!!



Nesta semana tive a grata satisfação de ver o povo brasileiro sentir orgulho do seu país pela conquista da oportunidade para sediar os jogos olímpicos de 2016.
Minha educação fundamental ocorreu no período em que a ditadura militar governava o Brasil, em virtude disso, havia uma maneira diferente de educação em ralação a pátria e seus valores. Cantávamos o Hino Nacional e os demais hinos todos os dias nas escolas e tínhamos uma disciplina chamada Educação Moral e Cívica, onde conhecíamos as formas de governo, os símbolos nacionais e mais algumas coisas de pátria e mundo.
Mas o que mais me chamava a atenção era cantar o Hino Nacional, desde aquele tempo até hoje, me arrepia quando escuto aquela triunfal melodia. Pena que isto ocorra na maioria das vezes em relação a atividades esportivas e não em relação aos valores da Pátria. Primeiramente, o sentido de pátria acabou; hoje só se tem o sentido de país, e a pátria é muito mais que um pais, é uma nação e nação não são os políticos, não é a Globo, nação é o povo, são os costumes, as tradições, as artes, os esportes.
Hoje, um adolescente não canta mais o Hino Nacional com respeito, aliás, ele acha que se estiver respeitando o país estará acobertando as mazelas que existem aqui. Na verdade isso é um grande engano, pois respeitar a pátria é respeitar o vizinho, o professor, o trabalhador, respeitar o patrimônio público. Uma grande diferença que existe entre as nações consideradas desenvolvidas e as outras não é somente o dinheiro, mas a educação. Pois as pessoas têm uma noção do público diferente da nossa; aqui o que é publico não é de ninguém; lá o que é publico é de todos. Você acha que as pessoas cuidarão do que é de todos ou do que é de ninguém? Caso o Brasil conseguisse retirar 10 bilhões de barris de petróleo por dia da camada pré-sal e o produto interno bruto aumentasse a ponto de a renda média do brasileiro passar para R$ 5000, 00 o país não mudaria em nada no sentido de pátria. Pois para mudar isso é só com educação e para conseguir esta façanha precisamos de gerações e não de alguns anos.
Por isso, vou levar comigo o orgulho de ser brasileiro, não pelas agruras que enfrentamos todos os dias, mas pela capacidade que a nação brasileira tem de se mostrar capaz de sobreviver a tudo. Somos explorados há mais de 500 anos e ainda estamos em pé, primeiro pelos portugueses, depois pelos ingleses, americanos e nas últimas décadas por uma infinidade de governantes incapacitados e inescrupulosos. Se apesar disso estamos aqui, é porque somos muito bons mesmo.
Que venha o mundo admirar nosso povo em 2014 na copa do mundo e em 2016 nas olimpíadas, então eles verão o que é ‘morar em um país tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário